Água ajuda no Emagrecimento

A água é uma poderosa ajuda para emagrecer.

Água ajuda no emagrecimento porque ajuda manter a saciedade e ainda traz uma série de benefícios. Existe uma variedade de dietas que prometem a perda de peso de forma rápida e eficaz. Hoje, o mercado está cheio de produtos que ajudam no funcionamento do metabolismo e na queima de gorduras, mas uma das formas mais eficazes de emagrecimento já está dentro de nossas casas, e é de graça.

Água ajuda no Emagrecimento

Água é importante para Saúde

A água é o elemento mais importante para a manutenção da vida. É ela que mantém nosso corpo funcionando: ajuda na regulação da temperatura do corpo, distribui os nutrientes no organismo, e elimina resíduos através do suor e urina. Para se ter uma ideia da importância da água no emagrecimento, estudos apontam que quem bebe mais água durante o dia ingere até 9% menos calorias. A água ajuda no equilíbrio do corpo, e assim fica mais fácil perder peso.

Benefícios da água para o bem-estar e boa forma

A água ajuda na perda de peso porque a hidratação funciona como um inibidor de apetite, o que nos faz ingerir muito menos calorias. Junto com uma dieta, a água ainda pode acelerar o metabolismo. Em um estudo realizado em 2010, as pessoas que bebiam uma garrafa de água antes das refeições perdiam mais peso do que os que não bebiam a água antes de comer.

Desintoxica o corpo porque as toxinas são eliminadas na forma de urina e suor, ajudando a evitar uma série de problemas de saúde. Combinado com fibras, a água ajuda a evitar prisão de ventre, já que eles se combinam para aumentar o volume das fezes, reduzindo o tempo de trânsito e tornando mais fácil sua eliminação.

Ajuda a exercitar melhor porque a hidratação é de suma importância para exercícios físicos de longa duração, evitando o cansaço. Um estudo feito em 2011 mostrou que atletas que corriam hidratados e tinham intervalos para tomar água faziam mais tempo de corrida, com menores temperaturas corporais gastrointestinais e com taxas cardíacas mais saudáveis.

Protege as articulações e as cartilagens. Uma das causas de dores articulares é a falta de água, já que as cartilagens nas articulações devem estar sempre suaves e lubrificadas. A cartilagem é cerca de 85% água. Para deixá-las saudáveis precisamos estar hidratados sempre.

Água ajuda no Humor e Beleza

Melhora o humor: Sem energia para ir na academia? Você pode estar precisando se hidratar. A água vai manter sua energia e evitar a fadiga. Se você estiver desidratada, provavelmente vai perder a concentração, e consequentemente achar pequenas tarefas mais difíceis. E claro, vai ficar de mal humor e com dor de cabeça.

Menos dor de cabeça: Falando em dor de cabeça, um estudo sobre o efeito da água em dores de cabeça teve resultados muito positivos. Os participantes relataram alívio total da dor em apenas 30 minutos depois de beber em média 2 copos d'água.

Aumenta a energia do corpo: Da próxima vez que se sentir cansada, um copo d'água pode ser tudo que você precisa. Se sentir cansada é um dos principais sintomas da desidratação e às vezes um copo d'água pode espantar o sono muito mais que o café.

Água gelada aumenta o metabolismo: Estudos apontam que beber um copo de água gelada aumenta o metabolismo em até 50%! Quanto mais frio as condições externas ou internas, mais calorias o corpo queima para se manter aquecido, sem precisar de academia. O metabolismo queima a "gordura marrom" que fica na barriga formando os famosos "pneuzinhos”.

Combate a celulite: a água melhora a circulação sanguínea e ajuda a limpar o organismo as toxinas e resíduos metabólicos. As toxinas dificultam a transformação da gordura em energia e ainda causa inflamações, como a celulite.

Melhora a pele: A água limpa as toxinas que causam inflamação na pele também, daquelas que causam obstrução dos poros e acne.

Quantidade de Água Indicada

Ainda não há consenso sobre a quantidade de água que uma pessoa deve tomar, afinal isso depende do nível de atividade da pessoa, idade, e como ela consume outros tipos de alimentos que contem água, como frutas e sucos. Alguns estudos, porém, sugerem 16 copos de água para um adulto.

Se você quer controlar seu apetite, o ideal é que tome um copo de água assim que você acordar e 30 minutos antes de comer cada refeição

Outra dica é sempre ter em mãos uma garrafinha de água, assim você não se esquece de se hidratar e está sempre abastecido.

Mas esta é a dica de ouro: substitua todas as bebidas açucaradas, como refrigerante e sucos industrializados, por um copo d'água. O refrigerante está ligado a vários problemas de saúde como a obesidade. E se você prefere tomar a versão diet, as notícias são ainda piores. Em um recente estudo, cientistas chegaram a conclusão de que o consumo de refrigerante diet está ligado a um risco maior de componentes da síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Se você está esperando o momento certo para começar sua dieta ou exercícios, a água pode ser sua aliada no controle do metabolismo e ainda vai te dar uma injeção de energia para suas atividades do dia!