Alfafa Emagrece

Alfafa o broto que emagrece e regula a pressão

Alfafa emagrece e ainda pode ajudar a regular a pressão, infelizmente a alfafa ainda não está tão presente na alimentação dos brasileiros, mas os benefícios do broto vão te convencer a incluí-lo na dieta diária.

Alfafa Emagrece

Alfafa Nutrientes

A alfafa é parente próxima do feijão, uma leguminosa bastante comum na mesa dos brasileiros, mesmo assim ela não é tão prestigiada em nossa alimentação. Esse hábito no entanto, pode ser revisto quando conhecemos mais sobre os nutrientes e propriedades contidos no broto.

No que diz respeito aos nutrientes, a alfafa é fonte de minerais essenciais como cálcio, fósforo, potássio e ferro. A combinação dos quatro é responsável pela ação vasodilatadora do alimento, facilitando o fluxo sanguíneo e, assim, promovendo a redução da pressão arterial.

A alfafa também contém uma grande diversidade de vitaminas: A, C, D, E, K e do complexo B. A vitamina K não é muito comum nos alimentos, porém traz benefícios para a coagulação do sangue. Ela estimula a produção de plaquetas e, com isso, evita o aparecimento de hemorragias.

Para as grávidas os efeitos positivos da alfafa são ainda maiores. Além de todos os nutrientes já mencionados, ela também contém grande quantidade de ácido fólica, que ajuda na formação do feto.

Benefícios da Alfafa na Dieta

Quem quer perder peso não pode deixar de incluir um pouco de alfafa na alimentação. A quantidade de calorias do broto é bem baixa: 29 kcal por 100 g. Assim, um prato de alfafa é muito pouco calórico, mas oferece muitas fibras e água. A junção desses dois componentes faz com que a sensação de saciedade dure mais tempo. Eles também dificultam a absorção de gorduras durante a digestão.

Os sais minerais e antioxidantes da alfafa promovem a desintoxicação do organismo. Eles favorecem a eliminação de toxinas por meio das fezes, da urina e do suor, combatendo o inchaço causado pela retenção de líquidos. Dessa forma, todas as funções do corpo são beneficiadas e há, ainda, a redução de medidas.

Alfafa fonte de Massa Magra

O nosso peso pode ser dividido em massa gordurosa e massa muscular. Esta segunda também é chamada de massa magra e, não por acaso, quanto maior for a quantidade de músculos, mais fácil é a perda de peso.

Para estimular a formação muscular é necessário fornecer grandes quantidades de proteínas para o corpo e exercitar a musculatura. Quando falamos em proteína, logo pensamos em alimentos como carnes, leite e ovos. Porém, as proteínas vegetais são tão importantes para a formação de tecidos quanto as de origem animal.

Em 100 g de alfafa encontramos o mesmo teor proteico de 100 ml de leite de vaca. Assim, é possível fornecer os valores necessários do nutriente ao organismo ingerindo o broto em suas mais diferentes formas. Muitos esportistas apostam na versão líquida da alfafa, batida com água e outros vegetais. Dessa forma o corpo absorve os nutrientes rapidamente.

Suco Verde de Alfafa

Como não estamos muito acostumados a comer alfafa, nem sempre sabemos como prepara-la. No entanto, o alimento é tão versátil que praticamente todas as formas de preparo dão certo. As sementes do broto são levemente adocicadas e podem ser consumidas cruas em saladas e lanches. As folhas in natura ficam excelentes se forem servidas juntamente com outros vegetais, tudo temperado apenas com azeite e limão. O broto cozido, por sua vez, é um excelente acompanhamento para carnes de todos os tipos.

Para comprar o broto, às vezes é necessário procurar lojas especializadas em produtos naturais ou feiras orgânicas. Alguns supermercados também oferecem a alfafa em bandejinhas ou embalagens plásticas, quase prontas para o consumo. Quem quiser cultivá-la em casa também não terá dificuldades. Basta adquirir as sementes e irriga-las até que brotem. Não é preciso plantar na terra, pois consumimos as sementes germinadas.

Uma ótima maneira de aproveitar todos os benefícios que já comentamos é preparar um delicioso suco verde feito com a alfafa. Os ingredientes necessários são:

  • 250 ml de água
  • 30 g de broto de alfafa
  • 1 folha de couve
  • 10 folhas de hortelã
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado

Bata todos os ingredientes no liquidificador até o suco ficar homogêneo. Tome sem coar nem adoçar, preferencialmente pela manhã.