Arroz Integral Benefícios

Benefícios do Arroz Integral e porque ele é mais Saudável

Arroz Integral traz benefícios para quem quer prevenir doenças e perder peso. Muita gente se pergunta por que o arroz integral é mais saudável. O arroz integral é recomendado por nutricionistas e médicos por ser mais benéfico para a nossa saúde que o arroz comum. Ele preserva nutrientes que são perdidos no processo de refinamento e, por isso, pode prevenir doenças e contribuir para a manutenção do peso.

Arroz Integral Benefícios

Arroz Integral Benefícios para a Saúde

Ao natural, o arroz é coberto por uma casca. Porém, nós consumimos apenas a parte mais interna do grão, chamada de endosperma. Entre a casca e esse miolo temos uma espécie de camada protetora um pouco mais resistente.

Para deixar o arroz bem branquinho, é necessário passar os grãos por um processo de polimento. Assim, essa camada é removida, permanecendo apenas o amido do endosperma. O que acontece durante o refinamento do grão é que a casca e a camada de proteção contêm vários nutrientes importantes para a saúde, além de fibras.

A grande diferença do arroz integral é que ele não passa pelo refinamento para ficar branco. Assim, a película de proteção do grão é mantida – o que explica a cor mais escura. A palavra integral vem de íntegro, que significa “inteiro”. Na prática, isso quer dizer que ele se assemelha mais ao arroz natural e, portanto, tem mais nutrientes.

O arroz integral é fonte vitaminas A e do complexo B (B1, B2, B6 e B12). Ele também contém alto teor de sais minerais como o potássio, o magnésio e o fósforo. Para completar, o grão inteiro possuo antioxidantes, proteínas e grande quantidade de fibras. Em contraposição, o arroz branco fornece apenas carboidratos. Sabendo disso, qual dos dois você escolheria?

Os nutrientes contidos no arroz integral explicam os famosos benefícios para a saúde. Por ser fonte de magnésio, o alimento é excelente para melhorar o humor. Esse mineral atua na produção de serotonina, a substância responsável por sentirmos bem estar. Dessa forma, quem come mais arroz integral pode se sentir mais satisfeito no dia a dai.

O grão inteiro também é fonte de substâncias que ajudam o organismo a absorver vitaminas C e E, que ajudam na manutenção da saúde e, de quebra, combatem os radicais livres. As defesas ficam fortalecidas com esses componentes, o que dificulta o aparecimento de doenças.

Arroz Integral na Dieta

O arroz integral pode ajudar no emagrecimento principalmente por causa das fibras. Elas não são digeridas pelo nosso organismo e, por isso, tornam o processo de digestão mais lento. Essa demora aumenta a sensação de saciedade, ou seja, reduz a fome entre as refeições.

Outro importante benefício trazido pelas fibras é a menor absorção de gordura pelo intestino. Durante a digestão, parte das gorduras se une às fibras e é eliminada por meio das fezes. Assim, o arroz integral ajuda no controle de peso e também na redução do mau colesterol.

Por fim, o bom funcionamento do intestino diminui o inchaço causado pela prisão de ventre. A dica para aproveitar esse efeito benéfico é sempre beber muita água diariamente. Do contrário, as fezes ficarão secas pelo excesso de fibras.

Receita de Arroz Integral

O problema do arroz integral é que ele é mais durinho e por isso leva mais tampo para cozinhar. Se você tem pressa, a dica para driblar a demora é fazer a receita na panela de pressão. Para fazer fazer o arroz basta seguir as instruções:

  • coloque na panela 2 xícaras (chá) de arroz
  • acrescente também os temperos de sua preferência, como sal, alho e ervas
  • cubra tudo com 4 xícaras (chá) de água filtrada
  • leve a panela tampada ao fogo
  • quando pegar pressão, abaixo o fogo e espere 10 minutos
  • espere a pressão sair e veja se o arroz está cozido
  • caso ainda não esteja pronto, volte para a pressão por mais alguns minutos

Dica: seu arroz ficará mais gostoso e nutritivo se você acrescentar cubinhos de cenoura e pedaços de brócolis no cozimento.

Os nutricionistas recomendam o consumo diário de 4 colheres (sopa) bem cheias de arroz integral por dia para que ele seja benéfico para a sua saúde!