Benefícios da Linhaça

Linhaça poderosa na prevenção de doenças e nas dietas

Benefícios da linhaça são vários pois contém nutrientes importantes para a saúde, além de fibras e antioxidantes, todos capazes de atuar na prevenção de doenças. Outro uso comum é nas dietas de emagrecimento, uma vez que o alimento pode contribuir para a perda de peso.

Benefícios da Linhaça

Linhaça Marrom ou Dourada

Nas prateleiras dos supermercados e lojas de produtos naturais você pode encontrar dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. Tem gente que pensa que, por ser mais cara, a linhaça dourada é mais benéfica, porém os dois tipos possuem praticamente as mesmas substâncias. A grande diferença está no local de produção. A versão dourada cresce em países frios e, por isso, é importada para o comércio no Brasil.

Além da diferença de cor, existe também o tipo de produto que é feito com a linhaça. Ela é comumente vendia em grãos, farelo ou farinha. Existe também o óleo de linhaça, que possui vários benefícios para a saúde. O óleo pode ser encontrado em cápsulas, para facilitar o consumo, mas serve para uso in natura no preparo de diversas receitas.

De um modo geral, a linhaça contém, independente do tipo, ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e ômega 9, vitaminas C, E e do complexo B, ferro, zinco, magnésio, fósforo á cálcio. Ela ainda possui alto teor de fibras solúveis, que são excelentes para o controle do colesterol e para as dietas de emagrecimento.

Linhaça é Bom pra Que?

Um estudo recente sobre a linhaça mostrou que ela possui 27 componentes químicos que podem ajudar a prevenir o câncer. Um deles é a lignina, que age como um fitoesteroide. Em nosso organismo, a substância se comporta de modo semelhante ao hormônio estrogênio. Por isso, mulheres no climatério podem se beneficiar com o consumo da semente. Ela ajuda a controlar os sintomas indesejáveis pós-menopausa e funciona como uma reposição hormonal natural.

A alta concentração de vitamina E faz com que a linha seja um poderoso antioxidante. Ela age no funcionamento das células do organismo, neutralizando os radicais livres. Assim, o risco de envelhecimento precoce se trona menor, bem como a ocorrência de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

As gorduras poli-insaturadas contidas na linhaça desempenham papel comprovado no combate a infecções. Os componentes da semente também parecem contribuir para a redução do estresse.

O sistema cardiovascular é outro beneficiado pelo consumo de linhaça regularmente. As fibras solúveis dificultam a absorção de gorduras durante a digestão, reduzindo o mau colesterol. Os minerais previnem a hipertensão e os antioxidantes agem na formação de placas de gorduras no interior das artérias.

Linhaça Emagrece

A linhaça é uma parceira do emagrecimento. Em quantidades adequadas, a semente torna a digestão mais lenta, devido às fibras. Isso faz com que sintamos menos fome durante o dia, ajudando na redução de calorias ingeridas. Ela também estimula a produção do hormônio colecistocinina, que reduz o apetite.

As fibras solúveis contidas na linhaça são as responsáveis pelo efeito emagrecedor. Para que você tenha uma ideia, a semente tem, em média, 4 vezes mais fibras solúveis que a aveia. Quando se juntam com a água, as fibras solúveis foram um gel no interior do intestino. Essa substância gelatinosa se gruda às gorduras, fazendo com que elas sejam eliminadas pelas fezes.

A lignina, sobre a qual já falamos, também vem sendo estudada em relação ao emagrecimento. Estudos mostram que mulheres que consomem maiores quantidade desse fitoesteroide apresentam menor índice de gordura corporal que a média.

Porém, a linhaça não fará todo o trabalho sozinha. Se você quer perder peso, o consumo do alimento deve ser feito juntamente com uma dieta hipocalórica e exercícios físicos. Para que as fibras sejam realmente benéficas, não se esqueça de beber pelo menos 2 litros de água diariamente.