Benefícios do Gengibre para Emagrecer

Porque o gengibre faz bem a saúde e como pode ajudar no emagrecimento.

Benefícios do gengibre para emagrecer deve-se à presença de uma substância conhecida como gingerol, que dá aquele sabor picante ao rizoma. O gingerol tem ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que causam o envelhecimento celular precoce. Ele também age como anti-inflamatório, reduzindo, assim, o aparecimento de doenças causadas por inflamações.

Benefícios do Gengibre para Emagrecer

O óleo essencial do gengibre ainda contém outras substâncias com propriedades medicinais, como o a zengerona, o zingibereno, o felandreno e o cafeno. Além disso, o gengibre é fonte de nutrientes essenciais: vitamina B6, vitamina C, potássio, cobre, magnésio, fósforo, zinco e selênio. Alguns nomes são complicados, mas o que você realmente precisa saber é que a junção de todas elas faz com que o consumo do gengibre contribua para o fortalecimento do sistema imune e bom funcionamento do organismo como um todo.

Aqui no Brasil esse alimento não é tão popular quanto no Oriente. Porém com a divulgação de várias descobertas científicas sobre ele o consumo vem crescendo consideravelmente. Existem hoje mais de duzentos estudos registrados sobre os efeitos benéficos do gengibre para a nossa saúde. Os especialistas acreditam que muitos dos usos medicinais conhecidos nos países orientais há vários séculos podem ser de fato comprovados pela ciência.

Benefícios do Gengibre para a Saúde

Quem sofre com o enjoo pode se beneficiar com a ingestão do gengibre. Segundo alguns estudos, comer a raiz é mais eficiente para combater a náusea que medicamentos tradicionalmente usados para esse fim – como o “dramine”. O mal estar comum em viagens de carro ou ônibus, que comumente afeta as crianças menores, é evitado pelo consumo do gengibre. O uso do chá e pastilhas feitas com o alimento também alivia o enjoo durante a gravidez ou nos casos de enxaqueca.

Várias pesquisas também mostram que o gengibre é bastante benéfico para pessoas que sofrem com doenças reumáticas, como a artrite, e dores musculares. Em um dos estudos, voluntários da terceira idade foram medicados com gengibre e observaram a diminuição do inchaço nas articulações, além de sentirem menos dor. A explicação para esse efeito está na ativação da circulação proporcionada pelas substâncias contidas no gengibre. Por isso, ele combate a rigidez muscular e alivia regiões mais doloridas.

Gengibre Queima Calorias

Os benefícios do gengibre não param por aí, muito tem sido pesquisado sobre o efeito emagrecedor do alimento, com resultados bastante positivos. Hoje se sabe que o gengibre integra o grupo de alimentos termogênicos. Por essa razão, ele acelera o funcionamento e metabólico e, consequentemente, aumenta o gasto calórico.

Para que você entenda melhor esse efeito, é preciso pensar que o ganho de peso está associado à ingestão de calorias em maior quantidade do que nosso organismo é capaz de gastar. Ao longo do dia, as calorias são transformadas em energia para a realização todas as funções do corpo humano, como o raciocínio, a respiração e os movimentos.

Se você ingere mais calorias do que o corpo gasta para realizar essas funções, o que sobra é armazenado sob a forma de gordura. Por outro lado, quando o gasto calórico é mais que a quantidade de calorias consumidas por meio dos alimentos, o organismo é obrigado a queimar gorduras para gerar toda a energia que necessita.

Os estudos mostram que o consumo de gengibre pode elevar o gasto calórico em até 10%. Assim, quem faz dieta e come gengibre diariamente tem grandes chances de perder peso rapidamente. O ideal é procurar um nutricionista para que ele aconselhe a quantidade adequada a ser consumida todos os dias com base no seu tipo de corpo.

Receita do Chá de Gengibre

Uma das formas de ingerir o gengibre para perder peso é por meio do chá feito com a raiz fresca ou seca. A dica é preparar a infusão corretamente, seguindo as quantidades indicadas. Veja os ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
  • 1 litro de água

É muito importante estar atento à temperatura da água, pois ela não pode ferver. Se o gengibre entrar em contato com a água muito quente, ele perderá grande parte de suas substâncias ativas, deixando de agir como emagrecedor. Leve a água ao fogo. Quando estiver quente, mas não o bastante para queimar o dedo, desligue. Então acrescente o gengibre ralado. Tampe o recipiente e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, coe e coloque em uma garrafa. Tome até quatro xícaras (chá) da infusão entre as principais refeições. Como o chá acelera o metabolismo, ele não deve ser tomado durante a noite para não interferir no sono.