Chá Vermelho para que Serve

Veja os benefícios e como consumir o chá vermelho

Chá vermelho para que serve na dieta e manutenção da saúde, assim como o chá verde, o chá preto e chá branco. Ele recebe esse nome porque depois que a erva é colocada em infusão a água fica com a cor avermelhada. O sabor do chá é um pouco mais suave que o do chá verde, devido ao processo de produção.

Chá vermelho para que Serve

Para obtenção da erva, as folhas da Camellia Sinensis recebem a enzima polienol oxidase, mas não são totalmente oxidadas. Isso faz com que elas preservem boa parte dos benefícios contidos originalmente na planta, sobretudo os antioxidantes naturais.

Chá Vermelho para Emagrecer

A recomendação mais usual do chá vermelho é para quem quer perder peso. O extrato da erva também é comercializado em cápsulas, justamente para fins emagrecedores.

Vários estudos comprovam a ação emagrecedora do chá vermelho. Por ser termogênico, ele estimula o funcionamento do metabolismo e aumenta o gasto calórico. Ele também atua como desintoxicante, limpando as impurezas do organismo. Acredita-se ainda que a bebida reduza o apetite, tornando as dietas mais fáceis. Essa combinação de fatores faz com que o uso do chá vermelho nas dietas seja cada vez mais comum.

Além de ajudar na eliminação dos quilinhos a mais, o chá vermelho também serve para:

  • controlar o colesterol
  • prevenir doenças cardiovasculares
  • reduzir o inchaço
  • aumentar a disposição
  • tratar inflamações

Para aproveitar todos esses benefícios, é importante preparar e consumir o chá corretamente. Vale lembrar também que a bebida tem algumas contraindicações. Ela não deve ser tomada por grávidas ou pessoas com gastrite.

Como fazer o Chá Vermelho

Durante o preparo do chá é fundamental tomar cuidado com a temperatura da água para preservar todos os componentes ativos da erva. As quantidades indicadas são:

  • 1 xícara (chá) de água quente
  • 1 colher (sopa) da erva

Leve a água ao fogo em um recipiente que não seja de alumínio. Desligue assim que começarem a surgirem as primeiras bolhas, ou seja, antes que a água ferva totalmente. Então despeje sobre a erva depositada em uma xícara. Tampe e mantenha abafado por cerca de 5 minutos. Após esse tempo coe e tome morno ou frio.

Se você quiser deixar o sabor mais agradável, vale a pena acrescentar um pau de canela ou alguns cravos-da-índia. Além de deixarem o chá mais gostoso, essas especiarias potencializam o efeito termogênico do chá vermelho. Outra opção é usar casca ou pedaços de frutas como a pera, a maça, o abacaxi e o limão durante o preparo.

Como Consumir o Chá Vermelho

A quantidade ideal de chá vermelho por dia é de 5 a 6 xícaras. Elas devem ser tomadas entre as principais refeições. Aguarde pelo menos 30 minutos após o almoço e o jantar para tomar o chá. E tenha em mente que as quantidades excessivas podem trazer prejuízos para a saúde, mesmo com todos os benefícios apontados aqui.

A receita acima é para o preparo de apenas 1 xícara do chá, mas você pode aumentá-la e fazer o suficiente para o dia inteiro. Nesse caso, a bebida preparada deve ser consumida em até 24 horas. Passado esse tempo, um novo chá deve ser feito.

Para garantir todas as propriedades, guarde o chá pronto em uma garrafa de inox ou térmica. Recipientes feitos com outros materiais, como o alumínio, podem contaminar a infusão. Se for colocar na geladeira, lembre-se de usar uma garrafa com tampa. O chá também pode ser conservado fora da geladeira para manter a temperatura ambiente.

Por ser uma bebida estimulante, o chá vermelho não deve ser consumido à noite para evitar a insônia. A dica é tomar o chá até no máximo 18h.