Comer Berinjela para Emagrecer

Veja mais sobre os benefícios da berinjela como potencial emagrecedor

Comer berinjela para emagrecer além de fácil e saboroso pode trazer mais benefícios para a saúde. Além do emagrecimento, o consumo da berinjela reduz o colesterol e controla o diabetes. O suco feito com a hortaliça, juntamente com laranja ou limão também é recomendado para a perda de peso.

Comer Berinjela para Emagrecer

Nutrientes da Berinjela

A berinjela é fonte de muito minerais essenciais, como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, também contém vitamina A, C e do complexo B, além de vitaminas B, que fortalecem as defesas do organismo e garantem o bom funcionamento de vários órgãos.

O destaque fica no entanto, com o alto teor de fibras. A casca e a polpa da berinjela possuem fibras do tipo solúvel, que ajudam na manutenção do peso porque aumentam a sensação de saciedade.

Água de Berinjela

A água de berinjela é preparada deixando os pedaços crus da hortaliça de molho em água de um dia para o outro. Na manhã seguinte, o líquido deve ser bebido em jejum para ajudar no emagrecimento e também reduzir o colesterol.

A recomendação é conhecida, porém não existem estudos que comprovem os benefícios da receita caseira. O que acontece quando deixamos a berinjela de molho é que parte das fibras se dissolve na água. Alguns nutrientes também passam para o líquido, mas não todos. Assim, é difícil dizer que a água de berinjela é mais benéfica pra o organismo que comer a própria hortaliça. Afinal, se ela contém as fibras e os nutrientes, o melhor seria ir direto à fonte.

Comer Berinjela Emagrece

É sempre importante lembrar que não existem alimentos mágicos que proporcionam o emagrecimento rápido e sem esforço. O que encontramos na natureza são alguns alimentos que podem facilitar a perda de peso porque têm propriedades importantes para o organismo humano.

No caso da berinjela, o efeito emagrecedor é atribuído ao alto teor de fibras. Durante o processo de digestão, essas fibras se unem a água formando um tipo de gel. Esse gel torna a absorção dos nutrientes mais lenta, diminuindo a sensação de fome durante algum tempo. Além disso, ele dificulta a assimilação da glicose, evitando os picos de glicose. Sem a elevação rápida dos índices de açúcar, a produção de insulina é regularizada, fazendo com que o corpo não acumule gorduras por causa das oscilações do hormônio.

A dica para aproveitar esse benefício é comer a berinjela in natura. Chás, sucos, cápsulas e a água de berinjela até podem ser boas para o organismo, mas a hortaliça concentra todos os nutrientes importantes. Além disso, é importante seguir uma dieta balanceada juntamente com o consumo do vegetal.

Inclua em seu cardápio diário alimentos nutritivos e saudáveis, como frutas, cereais, proteínas magras e outros vegetais. Lembre-se também de beber sempre muita água, pois ela diminui a fome e participa do processo de formação do gel com as fibras solúveis. Acrescente a esses hábitos um pouco de atividade física e, assim, você conseguirá perder peso.