Como Engordar de forma Saudável

Veja dicas importantes para ganhar peso sem abrir mão da saúde

Como engordar de forma saudável pode parecer estranho, mas às vezes engordar também pode ser uma questão de saúde e ainda pode ser bem mais difícil que emagrecer. Várias pessoas querem ganhar alguns quilinhos para atingir o corpo dos sonhos, porém, esse processo costuma ser bem mais complicado do que se imagina.

Como Engordar de forma Saudável

Para começar, os magrinhos quase sempre têm o metabolismo mais acelerado. Isso significa que por mais que eles comam, o organismo tenderá a gastar todas as calorias para obter energia. E não adianta abusar de doces, frituras e outros alimentos calóricos, pois além de prejudicar a saúde, eles podem fazer com que você ganhe gordura em algumas partes do corpo sem ficar exatamente em forma.

A verdade é que, assim como no emagrecimento, o processe de ganho de peso deve ser feito com todo o cuidado para a manutenção da saúde. Se o seu objetivo é adquirir curvas e massa muscular, a escolha dos alimentos e algumas dicas podem ser fundamentais para o sucesso da meta.

Dieta para Engordar

Antes de iniciar uma dieta de engorda, é preciso pensar se você realmente quer ganhar peso. Algo bastante comum é que as meninas na adolescência fiquem insatisfeitas com o corpo “magricela” e acabem fazendo de tudo para engordar. Porém, quando os hormônios começam a se estabilizar, com o passar dos anos, as curvas começam a aparecer naturalmente. Assim, esperar um pouco pode ser a melhor pedida.

Outro ponto importante a ser considerado são os danos para a saúde que podem surgir com o ganho de peso. A magreza excessiva também é prejudicial, mas se você está com o seu IMC dentro do aceitável, engordar significa aumentar os riscos de ocorrência do diabetes, colesterol alto e doenças do coração.

Na dúvida, o melhor a fazer é conversar com um especialista. Ele poderá verificar quais são as causas do baixo peso e indicar uma boa dieta, se for o caso. Evite simplesmente decidir que quer engordar e seguir recomendações tiradas da internet. Com o auxílio de um nutricionista, certamente será mais fácil adequar a alimentação para as suas necessidades específicas.

Dicas para Ganhar Peso

A seguir as dicas abaixo podem ajudar você a ganhar peso mais rapidamente de forma saudável.

    1 - Mesmo se não estiver sentindo fome, coma pequenas refeições de 2 em 2 horas. Assim, seu organismo vai começar a se acostumas com quantidades maiores de comida e, aos poucos, você passará a comer mais.

    2 - Em média, uma dieta para ganho de peso tem 2.200 calorias. Claro que isso vai depender muito do seu organismo e do quanto você gasta de energia por dia. Pessoas que fazem muito exercício físico, por exemplo, devem ingerir mais calorias por dia.

    3 - Falando de atividade física, para o ganho de peso é melhor focar em treinos não aeróbicos. Exercícios que aceleram as batidas do coração podem fazer com que você acabe não ganhando massa, pois são mais eficazes para emagrecimento.

    4 - Alimentos como as sementes oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e etc.) são excelentes para quem ganhar peso porque são bastante calóricos, mas contêm gorduras boas para o organismo.

    5 - Outra fonte importante de calorias são óleos vegetais, como o azeite, o óleo de coco, o óleo de girassol e outros. Eles podem ser acrescentados aos pratos prontos para somar calorias e gorduras benéficas às refeições.

    6 - Na hora de adoçar bebidas e outros alimentos, use mel em vez de açúcar. Ele é muito saudável e contém alto teor calórico. Outra boa opção é o melado de cana ou o açúcar mascavo, que também possuem nutrientes importantes para o organismo.

    7 - Inclua cereais integrais como aveia, quinoa, linhaça, cevada e arroz cateto em sua alimentação diária. Eles são fonte de energia, pois contém carboidratos, e também possuem fibras que ajudam a regular o índice de gordura absorvido pelo organismo.

    8 - Não deixe de comer queijo, iogurte, requeijão, leite fermentado e outros laticínios. Outra ótima dica é acrescentar leite em pó como um suplemento alimentar em vitaminas, sucos e saladas de frutas.

    9 - Aposte nos carboidratos complexos, como a batata doce, a mandioquinha e o inhame. Eles são calóricos e ricos em outros nutrientes.

    10 - Não deixe de comer frutas e verduras diariamente.