Motivos para Tomar Chá

Não faltam motivos para você tomar chás todos os dias.

Motivos para tomar chá não faltam, a cada dia uma nova pesquisa sobre os benefícios dos chás é publicada no meio científico. Os pesquisadores já conseguem provar que beber chá diariamente pode prevenir diferentes tipos de doenças, ajudar no emagrecimento e melhorar as funções do organismo.

Motivos para Tomar Chá

Chá que Reduz o Colesterol

O chá preto, feito a partir da planta Camellia Sinenis foi investigado pelos pesquisadores da Universidade de Kumming, na China. Para a pesquisa, pessoas que sofriam com problemas do coração e pressão alta passaram a consumir doses diárias do chá.

Ao final da análise, os cientistas observaram que os participantes apresentaram redução nos níveis do mau colesterol no período que consumiram o chá. Com isso concluiu-se que as substâncias contidas na erva podem ter efeitos bem parecidos com os de medicamentos comuns para o tratamento dessas doenças.

Chá para Prevenir o Câncer

Enquanto a Medicina se empenha para encontrar a cura definitiva para os tumores malignos, vários estudos mostram que alguns chás podem prevenir alguns tipos de câncer. Uma pesquisa feita também na China, em Beijing, concluiu que a ingestão do chá verde pode ser eficaz no tratamento de lesões causadas pelo câncer de boca.

Outro estudo, conduzido por pesquisadores do Arizona, revelou que os chás feitos a partir da casca de frutas cítricas podem reduzir em até 70% o risco de tumores nas células escamosas da pele. Além disso, esses pesquisadores notaram que o chá preto também pode reduzir a ocorrência no mesmo problema em 40%.

Chás para Doenças do Coração

O verdadeiro chá, feito a partir das folhas da Camellia Sinenis, dá origem a variações de cores: chá preto, chá vermelho, chá branco, chá verde e outros. Todos eles contêm alto teor de antioxidantes e por isso, ajudam a combater os radicais livres. Estudos comparativos revelam que a ação antioxidante desses chás é bem maior que a de algumas vitaminas.

Dentre os efeitos benéficos está a redução na formação de placas gordurosas dentro das artérias. Por isso observa-se que a ocorrências de enfartes é bem maior em países ocidentais que no Oriente, onde o consumo dos chás é frequente. Na Inglaterra, pesquisadores do King’s College notaram que a ingestão de 1 xícara de chá preto – o preferido dos ingleses – pode diminuir o risco de problemas cardíacos em até 44%.

Chás que Fortalecem os Ossos

Em Taiwan, pesquisadores do Hospital Universitário investigaram a relação entre o consumo de chás (feitos com a Camellia Sinenis) e a densidade óssea. Com a pesquisa, eles observaram que os pacientes que tomam chá diariamente sofrem menos com doenças ósseas, como a osteoporose. Isso acontece porque os fitoesterois e flavonoides da erva fortalecem as células que compõem os ossos.

Como as mulheres são as principais vítimas de doenças relacionadas aos ossos, sobretudo depois da menopausa, a Escola de Medicina da Universidade de Cambridge observou como o consumo do chá preto pode atuar na redução do problema. Ao final, eles perceberam que mulheres com mais de 50 anos que tomam chá preto diariamente tem índices melhores de densidade óssea.

Chás Emagrecedores

Os chás ganharam mais fama aqui no Brasil por causa do efeito emagrecedor comprovado por pesquisas científicas. Porém os chás não são milagrosos e devem sempre ser acompanhados de dietas hipocalóricas para que funcionem. A Camellia Sinensis contém substâncias termogênicas. Elas elevam a temperatura do organismo e por isso, tornam o metabolismo mais rápido. Esse processo eleva o gasto de calorias, ajudando no emagrecimento.

A erva também tem efeito diurético. Na prática, isso significa que o organismo eliminará maior quantidade de líquidos e toxinas. Assim tomar chá contribui para a eliminação do peso a mais causados pela retenção hídrica.

Chá para Melhorar a Digestão

Aqui no Brasil costumamos tomar sucos e refrigerantes durante as refeições. Já nos países orientais, o hábito é consumir um pouco de chá quente após o almoço e o jantar. Essa tradição é endossada pelos cientistas, pois o chá tem efeito digestivo.

Por conter óleos essenciais benéficos, o chá estimula a produção de sucos gástricos que transformam o que comemos em nutrientes. Dessa forma, o funcionamento da digestão é melhorado pelas substâncias do chá, prevenindo problemas como gases e azia.